Buscar
  • AJIN

Alô, Saúde - Florianópolis



Alô, Saúde: Florianópolis lança programa de atendimento pré-clínico que vai ajudar a combater contágio por Coronavírus



A Prefeitura de Florianópolis lança na próxima segunda-feira, 16 de março, um programa inédito no Brasil para atendimento pré-clínico via telefone e aplicativos, gratuitamente, 24h por dia. Ao ligar para um 0800, o morador de Florianópolis vai poder tirar dúvidas sobre o sistema de saúde, auto cuidados e até mesmo marcar consultas sem precisar se deslocar até uma unidade de saúde.


No nível 1, ao ligar para a Central do Alô Saúde, o cidadão vai se identificar e falar com um técnico de enfermagem sobre o seu problema. Se ele apontar alguma queixa de saúde, o técnico vai passar para o próximo nível. No nível 2, um enfermeiro especializado vai atender o paciente e utilizar um protocolo internacional adaptado para Florianópolis. Por exemplo: se o cidadão apontar dor de garganta, febre, tosse, a enfermeira vai fazer uma série de perguntas para avaliar a gravidade do atendimento. Perguntas como: se o paciente viajou para algum país com epidemia do Coronavírus, se ele teve contato com alguém que viajou, entre outras dúvidas seguidas no protocolo, poderá ajudar o município a identificar um caso suspeito sem que ele precise ir até uma unidade de saúde.


“Identificar um caso suspeito de Coronavírus sem que o paciente vá até uma unidade de saúde é o melhor dos cenários. Afinal, evita-se que o vírus se espalhe em uma unidade que já possui pessoas com fragilidade na sua imunidade aguardando por atendimento”, explica o médico Carlos Alberto Justo da Silva, secretário de Saúde de Florianópolis. O protocolo do sistema de saúde do Reino Unido, para casos de Coronavírus, foi importado para Florianópolis, onde pede para que pacientes com gripe não se desloquem para unidades de saúde, mas sim liguem para o sistema de atendimento pré-clínico que já existe no Reino Unido. Assim será seguido também em Florianópolis. Se identificado um caso suspeito, imediatamente o profissional do “Alô, Saúde” vai comunicar a vigilância epidemiológica que fará o procedimento padrão.



Marcação de consultas


Outra novidade é a marcação de consulta sem precisar ir até uma unidade de saúde de Florianópolis. Além da Central do “Alô, Saúde”, que poderá marcar a consulta para casos mais urgentes, a Prefeitura também equipou todas as 151 equipes da saúde da família, compostas por médicos, enfermeiros, e outros profissionais da saúde, com celulares e números de whatsapp. Assim, todos os pacientes terão o contato da sua equipe de saúde para marcar diretamente a consulta e tirar dúvidas via aplicativo.


“Vai haver casos em que os pacientes já em acompanhamento querem apenas tirar dúvidas sobre os resultados de um exame. Ele pode fazer isso via whatsapp para o seu médico. Os quais podem tranquilizar quanto a normalidade e agendar uma consulta apenas se for necessário, sem que ele precise se deslocar até a unidade, caso não queira”, explica a médica Fernanda Melchior, uma das coordenadoras do programa.



Implantação por etapas


O programa “Alô, Saúde” começou a ser construído em 2017, com a melhoria da estrutura física das unidades de saúde de Florianópolis. Depois, foram as mudanças de fluxos nos Centros de Saúde. Em 2019, começou a implantação do novo prontuário eletrônico, que permite uma conexão do histórico do paciente em tempo real para qualquer local de atendimento.


Agora, em 2020, a parte final começa a ser implantada. No primeiro momento, a partir do dia 16 de março, 57% dos Centros de Saúde vão permitir agendamento via telefone/whatsapp, seguindo um cronograma ao longo dos próximos meses. Isso não impede que qualquer cidadão de Florianópolis possa ligar na central e tirar dúvidas, como um caso suspeito de Coronavírus. “A parte do agendamento de consulta é só um dos serviços oferecidos pelo programa. Neste caso, está sendo implantado em etapas”, explica o secretário de Saúde, Carlos Justo.


Além da Central Telefônica (0800-333-3233) e o whatsapp das equipes, o programa também possui um aplicativo próprio, disponível nas plataformas IOS e Android, e o site www.alosaudefloripa.com.br

SOBRE A AJIN

Relacionar-se com instituições econômicas, sociais, políticas e culturais que compõem a sociedade, visando resolver os problemas e melhorar a qualidade de vida em Jurerê Internacional, está é a missão da AJIN.

PARTICIPE

Assine nossa newsletter e saiba o que fazemos por nossa comunidade!

© 2020 por AJIN.

Rua das Algas, 215 SL 6

Jurerê Internacional

(48) 3282-1590

ajin@ajin.org.br